NotíciasSaúde e Bem-EstarTemas Magazine

80% dos centros de saúde sem condições

80% dos centros de saúde sem condições

A Ordem dos Médicos tem alertado para a falta de equipamento para os exames visuais ou de audição nos centros de saúde.

Imagem por: Cidade Hoje

Cerca de 80% dos centros de saúde não têm condições para avaliar adequadamente os utentes e passar os atestados de condução. Esta informação foi referida pela Ordem dos Médicos que apela novamente aos profissionais para que recusem atestados na ausência de condições. “Vamos formalmente apelar a que só passem os atestados se tiverem todas as condições que a própria lei exige. Caso contrário não o devem fazer, podem estar a ultrapassar passos fundamentais para a segurança rodoviária”, referiu, em declarações à agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos.

A mesma recomendação já tinha sido feita em Dezembro pela Ordem dos médicos. Até ao momento, o bastonário afirmou que continua a ter muitas queixas de profissionais sobre a falta de condições dos centros de saúde e que não é capaz de quantificar o número de médicos que se têm recusado a passar os atestados.

A Ordem alega que os centros de saúde não cumprem os requisitos exigidos para passar atestados para as cartas de condução por falta de equipamento para exames visuais, de audição, entre outros necessários para o efeito. Ainda referem, também, a falta de tempo necessário para realizar os exames necessários para passar o atestado, considerando-o “incompatível com a organização assistencial nos centros de saúde”.

O Sindicato Independente dos Médicos também contestou a decisão do Governo de não tornar obrigatória a avaliação noutros centros médicos para condutores de pesados e profissionais. Apesar disso, o Governo criou os Serviços Clínicos para avaliar a Aptidão Física, Mental e Psicológica dos Candidatos e Condutores, mas que ainda não estão ativos.

Marta Pinheiro

Next article Uma Voz Silenciada pela Defesa dos Direitos Humanos…
Previous article ONG distingue ativistas chinesas

Related posts

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *