MundoNotíciasSaúde e Bem-EstarTemas Magazine

Depressão pós-parto afeta desenvolvimento da criança

Depressão pós-parto afeta desenvolvimento da criança

Estudo da Universidade da Califórnia mostra que a depressão pós-parto afeta negativamente o desenvolvimento cognitivo da criança até aos 16 anos.

Os estudiosos da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia elaboraram um estudo em que entrevistaram cerca de 900 pessoas, sendo elas crianças e as suas mães, todas residentes no Chile.

O objetivo do trabalho era observar o grau de afeiçoamento que as mães tinham para com os filhos, bem como o tipo de aprendizagem que lhes ofereciam, tais como livros ou brinquedos, e se os mesmos eram adequados à idade da criança.

Crianças com as idades 1, 5, 10 e 16 foram avaliadas através de testes de QI padronizados e as mães entrevistadas para avaliar se existiam, ou não, sintomas de depressão. Chegaram, então, à conclusão de que as mães com depressão afetavam negativamente o desenvolvimento cognitivo do seu filho.

Numa escala de 1 a 19, o QI verbal médio de crianças de cinco anos foi de 7,64, sendo que o registo das crianças com mães deprimidas foi de 7,30 e as crianças com mãe sem depressão alcançaram 7,78 de QI.

A autora da pesquisa no Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, Patricia East, diz que “apesar de parecer pouco, diferenças de QI de 7,78 para 7,30 são muito significantes em termos de habilidades verbais e de vocabulário”.

O próximo passo da investigação é a realização de análises mais profundas que possam esclarecer as consequências da depressão da mãe no desempenho escolar da criança e em questões de saúde, como por exemplo, a obesidade.

Marta Pinheiro

Next article PGR brasileira contesta encerramento da fronteira com Venezuela
Previous article Médicos católicos pedem veto da lei de mudança de género

Related posts

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *