Direitos HumanosNotíciasPortugalTemas Magazine

Direitos Humanos, a nova categoria do Arouca Film Festival

Direitos Humanos, a nova categoria do Arouca Film Festival

A direção do festival anunciou hoje duas novas categorias para a edição de 12 a 16 de setembro – uma sobre temas relacionados com os direitos humanos e outra específica para filmes produzidos com recurso a telemóveis.

O festival que tem a decorrer até 31 de maio o período de inscrições gratuitas tanto para candidatos portugueses como estrangeiros, irá manter as modalidades de competição anteriores, ou seja, ficção, documentário, animação, videoclip musical e cinema experimental.

O diretor do certame explicou à agência Lusa que “Uma das grandes novidades da edição de 2018, contudo, é que o festival agora tem a nova secção competitiva ‘Smart Cinema’, destinada a todas as produções realizadas com recurso a ‘smartphones’”.

João Rita garantiu que “O objetivo é aliar a utilização das novas tecnologias à promoção de novas formas de comunicação cinematográfica, apostando na criatividade e na inovação de uma nova geração de cineastas para cativar novos públicos”.

A outra estreia do Arouca Film Festival deste ano é a criação de uma categoria sobre direitos humanos, que, segundo a programadora do evento, irá receber “obras de todo o mundo e procurará contribuir para a formação de uma consciência coletiva quanto a um tema que carece de outro olhar por parte da sociedade e dos órgãos de poder e de decisão”.

Pretende-se, com isto, “promover o cinema como ferramenta de consciencialização coletiva para problemáticas mundiais e ampliar o espaço de debate e discussão sobre os direitos humanos”.

João Rita defendeu que o evento se tem afirmado como “espaço privilegiado de divulgação de alguns dos melhores filmes que se produzem nos cinco continentes, muitos deles em estreia mundial”.

Marta Pinheiro

Next article Lei de mudança de género aos 16 anos aprovada
Previous article Tribunal Europeu nega violação de direitos humanos a homem que queria defender-se e foi impedido

Related posts

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *