Direitos HumanosNotíciasTemas Magazine

ONG distingue ativistas chinesas

ONG distingue ativistas chinesas

A Chinese Human Rights Defenders (CHRD), uma organização não-governamental, distinguiu hoje as chinesas Li Xiaoling e Chen Jianfang pela promoção feita pelas duas ativistas sobre os direitos humanos no país.

O prémio tem o nome da ativista Cao Shunli, que morreu a 14 de março quando estava detida pela polícia e lhe foi negado tratamento médico. Cao Shunli foi apanhada pela polícia quando se preparava para viajar até Genebra para participar em conferências sobre direitos humanos, organizadas pelas Nações Unidas.

Li e Chen foram agraciadas pelo trabalho que realizaram na proteção de grupos sociais e promoção de direitos humanos à sociedade civil. Esta homenagem inclui um prémio em dinheiro que visa ajudar as ativistas a concretizarem as suas iniciativas e também pelas represálias colocadas pelo governo.

Chen Jianfang, de 48 anos, passou a ser, durante a última década, uma das vozes mais ouvidas na defesa dos direitos sobre terrenos e habitação em Xangai, a cidade onde existe apropriação de terrenos e a demolição das casas aumenta para serem construídos edifícios em altura. Segundo a CHRD, o Governo chinês impediu Chen de viajar para fora do país, para participar em encontros sobre os direitos humanos.

A Chinese Human Rights Defenders distinguiu ainda Li Xiaoling pelo seu apoio a grupos sociais marginalizados e vítimas de perseguição governamental. A ativista de 55 anos, foi detida a 04 de junho do ano passado após a polícia ter apanhado na Internet fotografias suas com um cartaz que homenageava, 28 anos depois, as vítimas do massacre de Tiananmen. A ONG adianta que a mulher foi submetida a maus-tratos pela polícia e que à semelhança de Cao Shunli, também lhe foi negado tratamento médico.

Marta Pinheiro

Next article 80% dos centros de saúde sem condições
Previous article Assassino de animais numa rede social

Related posts

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *